quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Porque a Marcopolo quer ser uma organização que Aprende?



Porque a Marcopolo quer ser uma organização que aprende?

Para sobreviver no mercado atual, é essencial obter vantagens competitivas, ou seja, algo que diferencie você do seu concorrente e que ele não possua.

As organizações que aprendem estão constantemente inovando, modificando suas estratégias, analisando cenários futuros e os possíveis mercados que a empresa pode atuar, expandindo seu canal de distribuição, e assim, obtendo resultados favoráveis para seus stakeholders internos e externos. Estão engajadas no cumprimento de suas metas, revisando constantemente os planos de ação para se obter o resultado esperado.

Todos os pontos citados acima são o desejo da maioria das empresas, mas porque muitas não conseguem isto? Alias, o que são organizações que aprendem?

“A organização que aprende é a que dispõe da habilidade para criar e transferir conhecimentos e é capaz de modificar seu comportamento, de modo a refletir os novos conhecimentos e idéias”.

Segundo Peter Senge, para se tornar uma organização que aprende, deve-se trabalhar cinco disciplinas na organização: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em Equipe e Pensamento Sistêmico. No conteúdo do Blog, explicamos detalhadamente cada disciplina de Peter Senge.

Voltando para a empresa que estamos analisando, Marcopolo, é notável que ela queira ser uma organização que aprende e os motivos pelos quais ela quer ser estão no primeiro parágrafo. Mais vamos, além disso, a Marcopolo, acredita que os motivos que impulsionaram o mundo dos negócios, são: “inovação, velocidade de resposta ao cliente, flexibilidade, capacidade de aprender e foco em suas competências-chave”.

E como ela conseguirá isto?

Para se tornar learning organization, deve-se trabalhar com o conhecimento, para ser mais específico, das pessoas, e a Marcopolo deseja isto. O intuito dela é criar um “Centro de Educação Corporativo, formado por uma equipe multidisciplinar de educadores e gestores do modelo de Gestão de Competências, composto por profissionais internos e externos da empresa...”.



A Marcopolo está correta em seu desejo? Creio que está resposta todos tenham depois de ler os benefícios destas organizações diferenciadas.


O estudo em referência é com base no case feito pela Hana Cristina Witt, o trabalho de seu Mestrado tem o título: Aprendizagem Organizacional a partir do ensino da metodologia de análise e solução de Problemas. Pode ser acessado no Link: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/10175>.

A autora Hana Cristina Witt, utilizou alguns métodos para análise, sendo que 05 deles foram as Cinco Disciplinas de Peter Senge, a saber:

- Domínio pessoal;
- Modelos mentais;
- Visão compartilhada;
- Aprendizagem em Equipe;
- Pensamento Sistêmico.


Iremos nos aprofundar no assunto e fazer uma análise crítica sobre as cinco disciplinas de Peter Senge, aplicadas a empresa Marcopolo.

Próximo Post:

“Avaliação do Modelo de Gestão da MARCOPOLO, considerando o modelo Learning Organizations”.


Até mais Amigos.


Fontes e Referências:


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