É com imensa satisfação que viemos trazer este conteúdo para conhecimento de vocês. Antes de falarmos e entrarmos em um determinado assunto é de suma importância, sabermos quem está por trás disto, o tema proposto: Aprendizagem Organizacional.
Peter Senge é referência mundial no que diz respeito à Aprendizagem Organizacional. Através das Cinco Disciplinas propostas pelo mesmo, em seu Livro “A Quinta Disciplina” ele diz que as organizações podem caminhar para tornar-se uma Learning Organization trabalhando cada disciplina. (Este conteúdo iremos trazer no próximo Post).
Já que falamos um pouco sobre ele, vamos nos aprofundar.
Foto retirada do site http://www.yourworkplace.ca/multimedia/2009/11_3/ConfPeterSEnge.png em 21/10/2010 às 21h05
Conhecendo um Pouco mais...
Nascido em 1949, estudou Engenharia em Stanford e dirige a consultora Innovation Associates. Professor e diretor do Centro para a Aprendizagem Organizacional no MIT, pragmático idealista, Senge divulgou no meio universitário e empresarial o conceito learning organization (organização em constante aprendizagem), que considera a fonte de vantagem competitiva do futuro. Autor dos best-sellers Fifht Discipline e The Fifth Discipline Fieldbook, defende que os novos desafios da nova era exigem não só a transformação radical dos negócios, mas também a das escolas e dos governos. Por isso, recomenda a formação de centros de mudança à escala global.
Bibliografia
The Fifth Discipline. Currency; 1st edition. January. 1994.
KLEINER, Art. et ali. The Dance of Change: The Challenges to Sustaining Momentum in Learning Organizations. Currency; 1st edition. March 1999.
CAMBRON, Nelda H. et ali. Schools That Learn: A Fifth Discipline Fieldbook for Educators, Parents, and Everyone Who Cares About Education. Currency; 1st Curren edition. September 2000.
DRUCKER, Peter F. Leading in a Time of Change: What It Will Take to Lead Tomorrow, Viewer's Workbook. Jossey-Bass; Workbook edition. February 2001.
Presence: Human Purpose and the Field of the Future. Society for Organizational Learning. March, 2004.
JAWORSKI, Joseph et ali. Presence : An Exploration of Profound Change in People, Organizations, and Society. Currency. August 2005.
A quinta disciplina: Caderno de campo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.
A dança das mudanças. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHOWDHURY, Subir; PRAHALAD, C.K. Administração no século XXI. São Paulo: Makron, 2002.
A quinta disciplina. Rio de Janeiro: Best Seller, 2002.
KLEINER, Art. et ali. The Dance of Change: The Challenges to Sustaining Momentum in Learning Organizations. Currency; 1st edition. March 1999.
CAMBRON, Nelda H. et ali. Schools That Learn: A Fifth Discipline Fieldbook for Educators, Parents, and Everyone Who Cares About Education. Currency; 1st Curren edition. September 2000.
DRUCKER, Peter F. Leading in a Time of Change: What It Will Take to Lead Tomorrow, Viewer's Workbook. Jossey-Bass; Workbook edition. February 2001.
Presence: Human Purpose and the Field of the Future. Society for Organizational Learning. March, 2004.
JAWORSKI, Joseph et ali. Presence : An Exploration of Profound Change in People, Organizations, and Society. Currency. August 2005.
A quinta disciplina: Caderno de campo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.
A dança das mudanças. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHOWDHURY, Subir; PRAHALAD, C.K. Administração no século XXI. São Paulo: Makron, 2002.
A quinta disciplina. Rio de Janeiro: Best Seller, 2002.
Fonte:
<http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/index.php?option=com_content&view=article&id=86:peter-m-senge&catid=10:gurus&Itemid=10> Acesso em 21.10.2010 às 20:08
Nenhum comentário:
Postar um comentário