quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ZOOM - Você conhece o poder da Percepção?

                                  ZOOM






ZOOM

O objetivo da nossa postagem com o video do Zoom é mostrar como cada individuo organiza e interpreta as suas impressões de maneiras diferentes, e como a percepção pode influenciar nossas atitudes e na aprendizagem dentro de uma organização.


O que é percepção ?

Percepção consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Nesta postagem estaremos falando da percepção do ponto de vista psicológico ou cognitivo que  envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.


Percepção dentro do Ambiente Organizacional

Em post’s anteriores descrevemos e explicamos as 5 disciplinas de Peter Senge e trabalhamos sobre o livro Qual é a Tua Obra de Mário Sérgio Cortella. Para fazer uma conexão vamos descrever as relações da percepção com as disciplinas e também relação com gestão e liderança.

Ao assistir o vídeo do ZOOM pela primeira vez nosso grupo em sala de aula, obteve percepções diferentes e em algumas vezes tentávamos convencer uns aos outros do que se tratava a próxima figura: Ah! É um Quadro... Não é um banner etc.

Nas organizações também fica nítido que as pessoas pensam de maneiras diferentes, alguns conflitos se dá até pela divergência de idéias. Como fazer então, que as pessoas se adequem a uma linha única de pensamento se elas pensam de maneiras diferentes?

À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Quando visualizamos uma imagem ambígua, ou seja, imagens na qual conseguimos visualizar 2 figuras diferentes, estamos trabalhando com a nossa percepção visual, desta forma é possivel notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. Em uma "imagem mutável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo.

Faça o teste de sua percepção qual imagem você vê abaixo ?


A figura foi utilizada apenas para o leitor enteder através da visualização o que é a percepção. Algumas pessoas visualizam primeiramente o pato, outras visualizam primeiro o coelho e está totalmente ligado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si.

Assim como um objeto pode dar margem a múltiplas percepções, também pode ocorrer de um objeto não gerar percepção nenhuma: Se o objeto percebido não tem embasamento na realidade de uma pessoa, ela pode, literalmente, não percebê-lo.

A partir deste resumo sobre percepção, podemos alinhar com os posts anteriores sobre as cinco disciplinas de Peter Senge e Gestão e Liderança de Mario Sergio Cortella, transformar uma empresa em uma organização que aprende.

Teorias cognitivas da percepção assumem que há uma pobreza de estímulos, ou seja, significa (em referência à percepção) que as sensações, sozinhas, não são capazes de prover uma descrição única do mundo. As sensações necessitam de enriquecimento, que é papel do modelo mental. (são padrões que influenciam as atitudes e percepções dos indivíduos sobre o mundo).

Cada pessoa possui o seus próprios modelos mentais alguns modelos estão arraigados em nós, e não possibilitam conexões de ações, gerando resistências e impedindo a aprendizagem. Por isso, é importante que as organizações trabalhem sobre o domínio pessoal, pois enfatiza o individuo, os seus objetivos, sua capacidade de analisar objetivamente a realidade.

As pessoas não precisam ter a mesma percepção para colaborar com a organização, mas precisam estar focadas em um mesmo objetivo e fazer que a organização tenha o resultado almejado, por isso os modelos mentais e o domínio pessoal precisam ser trabalhados na organização que aprende. Seu impacto em um trabalho em equipe é consideravelmente importante, as pessoas precisam conversar, entender e aceitar as idéias dos outros. Muitas vezes, custamos a aprender que não precisa ser nem a nossa verdade nem a do outro, é possível buscar um meio termo, porque a verdade é relativa em um ambiente organizacional.

Em nossa postagem sobre gestão (indicamos para o leitor que ainda não viu, buscar em nosso arquivo) vimos um aspecto comum entre Peter Senge e Cortella, O coletivo é algo imprescindível em uma organização e se os indivíduos conseguirem compartilhar entre si e também com a organização, isto resultará em um ambiente de contínuo aprendizado e crescente conhecimento.

Dentro das organizações a resolução de problemas depende da percepção e também da criatividade dos colaboradores, quando trabalhamos numa mesma perspectiva, ou seja, em uma mesma linha de pensamento, conseguimos direcionar a forma que deveremos conduzir uma determinada situação. Quando compartilhamos fazemos da junção de diferentes idéias, a criação de uma idéia maior.

Este é o principal papel do gestor, conseguir direcionar cada individuo dentro de suas habilidades, competências e também levar em consideração o conhecimento tácito de seus liderados, ou seja, a constante busca de fazê-lo se transformar em conhecimento explicito para aprendizagem coletiva.

O gestor será a principal ferramenta para aplicar a visão compartilhada, pois quem lidera, cria cenários para que as pessoas possam entender aprender e compartilhar.

A integração de todas as disciplinas domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, trabalho em grupo dão margem para o pensamento sistêmico que faz esta conexão com todas as disciplinas, eu passo a observar todas as áreas.

Dentro das organizações tudo muda o tempo todo, e precisamos estar em constante processo de adaptação. Com isso, nossa percepção também muda, as disciplinas padronizam a forma de analisar e refletir.

Em uma das aulas de Aprendizagem Organizacional, ministrada pela Professora Roberta Rossi, tivemos um exemplo simples para entender melhor o pensamento sistêmico, visualizamos a seguinte imagem:

   Fonte : pokemon-game.forumeiros.com

E a pergunta foi: O que você vê? Qual a sua percepção desta imagem?

Cada pessoa terá uma percepção diferente algumas vão visualizar árvores outras a floresta, o pensamento sistêmico está ligado à floresta toda, ao longe.

Quando falamos de uma organização que aprende, ela não está voltada para analisar ou um ou outro aspecto, ela esta voltada para floresta toda: “È como ver as árvores e a floresta”.

As disciplinas reforçam isso, todos dentro da organização devem abrir sua mente, sua capacidade de perceber o mundo ao redor e de analisar as situações de maneira mais ampla.

“ A mente que se abre a uma nova idéia, jamais volta ao seu tamanho original” ( Albert Einstein).

Fazemos um convite para visualizar o vídeo do Zoom acima.



Fontes e Referências:
SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina. 25ª. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009.
CORTELLA, Mario S. Qual é a tua Obra?. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.


Imagem ambígua. O animal da figura pode ser um coelho ou um pato. Um exemplo de "percepção mutável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário