quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mario Sergio Cortella - Liderança


Foto retirada do site http://farm1.static.flickr.com/30/45311499_99494d8808.jpg em 21/10/2010 às 21h02


Liderança: Dom ou virtude?

“Se é um dom, quem tem, tem. Quem não tem, não tem. Assim, não teria razão para cursos e livros sobre o tema”. Mário Sergio Cortella.

Segundo Cortella, liderança é uma virtude, ou seja, uma força intrínseca. Algo que vem de dentro e que faz parte da pessoa. “Qual é a diferença entre o líder e o liderado? É a circunstância. Ou seja, a ocasião ou a situação”.

Será que todo colaborador tem conhecimento de sua obra na organização? Será que ele sabe o motivo pelo qual está trabalhando e a influência que seu trabalho tem sobre o todo? “... Uma das tarefas do líder é esclarecer a obra coletiva”.

Vamos citar um exemplo comum:

A maioria dos adolescentes do sexo masculino inicia sua jornada de trabalho como Office-boy. Um cargo relativamente comum e que para muitos é apenas um início. Estes adolescentes têm em sua mente que são tapa buracos, faz de tudo um pouco e para todos. Em partes, existe uma verdade sobre isto, faz de tudo um pouco, mas não são tapa buracos, são mais do que isso é a extensão de muitas tarefas e muitas vezes a conclusão de um trabalho de muitas pessoas. Por exemplo: A área de finanças faz um trabalho árduo e longo sobre os impostos de uma empresa e identificam algumas irregularidades. Os mesmos emitem alguns boletos para quitar as dividas pendentes e em sua maioria, quem são as pessoas que pagam estes boletos? Sim, os Office-boys. Imaginem se por algum motivo, eles não realizam tal pagamento? Sabe-se o tempo que será desperdiçado? Os juros que seram pagos em cima deste atraso? Bom, creio que da para saber a importância que este cargo tem sobre uma organização.

“Liderança não é cargo é função. É algo que você faz, mas não está ligada a hierarquia”. Mário Sergio Cortella.

Olhando para as palavras de Cortella e para nossa vivência nas organizações, para muitos fica claro todas essas afirmações. Alguns de nós temos apenas chefes, pessoas que apenas delegam e querem ver o fim, sem saber os meios para se chegar ao trabalho final; pessoas (chefes) que sequer são capazes de ouvir opiniões e sugestões, apenas criticam, ou se aprovam, de certa forma tentam ter êxito sobre a idéia de um funcionário. Basicamente, cultivam a cultura do ganha/perde. Diferente do líder que eleva o colaborador consigo.

Os líderes nos impulsionam a procurar o aprendizado contínuo, que é força que nos motiva a sempre estar buscando o conhecimento e saber que nada sabemos. 

“O chefe você obedece. O líder você segue e admira”. “O Líder é capaz de inspirar, motivar e animar pessoas, idéias e projetos”. Mário Sergio Cortella.

Cortella destaca as cinco competências do Líder, que nós relacionamos as cinco disciplinas de Peter Senge para um melhor entendimento.

1) Cortella - Abrir a mente – “O líder deve ficar atento àquilo que muda e estar sempre disposto a aprender”. 

1) Senge - Expandir nossos Modelos Mentais, a capacidade de criar suposições e trabalhar nosso Domínio Pessoal, aprender continuamente e atingir os resultados esperados.

2) Cortella - Elevar a equipe – “O liderado percebe claramente quando você é capaz de, ao crescer, levá-lo junto”.

2) Senge – Aprendizagem em Equipe, deixar nossa arrogância de lado e aprender coletivamente, buscando os resultados esperados.

3) Cortella - Recrear o espírito – “As pessoas devem se sentir bem e ter alegria onde estão. Seriedade não é sinônimo de tristeza. Tristeza é sinônimo de problema”.

3) Senge – Domínio Pessoal e Aprendizagem em Equipe.

4) Cortella - Inovar a obra – “Liderar pressupõe a capacidade de se reinventar, de buscar novos métodos e soluções”.

4) Senge – Domínio Pessoal e Modelos Mentais.

5) Cortella - Empreender o futuro – “Não nascemos prontos, também não somos inéditos, mas tampouco somos ilhas”.

5) Senge – Visão Compartilhada, em conjunto buscar estratégias para alcançar os objetivos no futuro, criando possíveis cenários.


Para um bom conhecedor, vocês se perguntam, e o Pensamento Sistêmico?


Um líder, não é líder por apenas ser carismático, não é líder por apenas ser profissional, não é líder por apenas saber o futuro e as estratégias, não é líder por apenas expandir a mente dos colaboradores, um líder é líder por ter todos estes atributos e ser capaz de aprender todos os dias com seus colaboradores ou liderados.

Existe uma passagem na Bíblia que mostra Jesus lavando o pé de seus discípulos e resumidamente a mensagem é: Um líder é capaz de se colocar na posição de seu colaborador.



Fontes e Referências:



SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina. 25ª. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009.

CORTELLA, Mario S. Qual é a tua Obra?. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário