quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Conhecendo Mario Sergio Cortella e seu Livro Qual é a tua Obra?

Vocês devem se perguntar ao Ler isto. O tema do Blog não é Aprendizagem Organizacional e para ser mais específico, As 5 disciplinas de Peter Senge? Sim, de fato. Mais não podemos falar de Aprendizagem Organizacional, sem citar este Autor estupendo, Mario Sergio Cortella.

Cortela nos remete a pensar sobre Gestão, Liderança e Ética.

No Post anterior, explicamos o que é aprendizagem organizacional e as cinco disciplinas de Peter Senge.

Podemos falar que uma pessoa que trabalha seu domínio pessoal não possui ética? Diríamos que a probabilidade seria bem baixa. Mais do que isso, para conhecimento dos leitores, segundo Cortela, não existe ninguém sem ética, existe uma pessoa aética, mais não sem ética. (No próximo Post, iremos trazer um vídeo dividido em duas partes, onde o entrevistador Jô Soares, conversa com o Cortela sobre seu Livro “Qual é a Tua Obra” e o mesmo nos da uma visão geral, sobre Ética, Moral, Amoral, entre outras coisas que vocês devem conferir. Tenho certeza absoluta que isso irá aguçar a vontade de vocês sobre o tema e o mais importante, aprender a aprender).


Conhecendo um pouco mais de Cortella...

Mario Sergio Cortella é filósofo com mestrado e doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na qual é professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação desde 1977. Atuou por 32 anos também no Departamento de Teologia e Ciências da Religião na mesma universidade. É docente convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus) e Qual é a Tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).



Foto retirada do site http://www.fundacaoitaipu.com.br/box/livros/imagens/livro_tua_obra.jpg em 21/10/2010 às 21h19


Qual é a tua Obra?

É algo muito pessoal e que cada ser deve fazer uma reflexão e responder está pergunta. "É ser reconhecido? Desenvolver a capacidade de aprender sempre? Saber o significado da sua poiesis? Encontrar-se naquilo que faz? Enfrentar a jornada do herói? Saber a diferença entre erro e negligência? Saber que não sabe? Ser humilde? Aproveitar as oportunidades? Enfrentar o medo da mudança? Saber o tamanho que você tem dentro do planeta? Ter medo da satisfação? Saber lidar com a velocidade das mudanças? Combater o bom combate? Aprender a agir sem cautela imobilizadora nem ímpeto inconsequente? Administrar o tempo e distinguir o que é urgente do que é importante? Ser capaz de inspirar pessoas, projetos, e situações? Enquanto líder, animar as pessoas a se sentirem integradas à obra? Ter a capacidade de se reinventar, de buscar novos métodos e soluções? Ser ético ou antiético? Ser íntegro? Conseguir enxegar o outro como outro, e não como estranho? Ser ambicioso, mas não ganancioso? Distinguir o que é essencial do que é fundamental?". (Cortella, 2009).

Por hoje é só... Com está visão poderemos ampliar nossos conhecimentos sobre o tema: Aprendizagem Organizacional.



Abaixo indicamos a entrevista de Jô Soares à Mario Sérgio Cortella, onde o próprio autor fala um pouco do livro "Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética".
A entrevista está dividiva em duas partes/vídeos.

[Parte 1]
 
                                   
[Parte 2]





                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário